Lançamento da rede Bibliotecas da Energia

Thumbnail Blog Lancamento

Thumbnail Lancamento BE

No dia 23 de janeiro de 2023, ocorre o lançamento do projeto Bibliotecas da Energia, que  trata-se de uma rede de bibliotecas corporativas do setor elétrico.

A rede é composta por um catálogo integrado dos acervos das empresas Eletrobras Holding, Eletrobras Furnas, Eletronuclear e Memória da Eletricidade e soma mais de 130 mil itens, como livros, relatórios, periódicos, microfilmes e outros materiais.

O acervo será administrado pela Memória da Eletricidade e estará disponível para pesquisadores externos e funcionários das empresas contratantes.

As consultas poderão ser presenciais, mediante agendamento prévio ou virtuais, via cadastro no site ou acesso ao app do projeto.

Funcionários das empresas poderão realizar empréstimos domiciliares. Veja as condições de empréstimos aqui.

Relevância das bibliotecas no atual contexto

A origem da palavra biblioteca vem de Biblio= Caixa e Theke= Depósito, semelhante a “depósito de livros”. Apesar das bibliotecas terem ocupado de fato esse papel e de serem associadas a algo ultrapassado, sua atuação ganhou novos horizontes com o tempo.

As bibliotecas também são espaços de sociabilidade, compartilhamento, acesso, pertencimento e desenvolvimento social, técnico e intelectual. Elas se tornaram espaços de construção e democratização de conhecimento, educação e cultura e possibilitam o encontro de conhecimentos diversos, sustentados pelos paradigmas da biblioteconomia (organização, tratamento e disseminação de informação).

Quando se trata de bibliotecas virtuais, ainda existem outros benefícios como otimização de tempo, de custos, possibilidade de acessar materiais do Brasil ou do exterior e novas possibilidades para compreender a importância social do desenvolvimento do setor elétrico.

Para o setor elétrico, as bibliotecas permitem agregar saberes técnicos aos profissionais, para as empresas, o compartilhamento de seus conhecimentos e a difusão de sua memória institucional. Para os pesquisadores, o incentivo à produção científica com fontes seguras de informação, e, para as pessoas, facilitação de acesso a um conteúdo de valor.

miolo texto

A primeira rede de bibliotecas especializadas em energia, com mais de 160 mil itens disponíveis.