Empresas de Energia
A Rede de Bibliotecas da Energia
Tem orgulho em contar com algumas das mais importantes empresas de energia elétrica do país. As empresas que iniciam esta rede são pioneiras na busca por soluções, inovações e na expansão do setor de energia brasileiro. O enorme conhecimento adquirido e acumulado formou acervos que incentivam a promoção da construção de uma cultura de autodesenvolvimento profissional e pessoal. Agora estas obras estão reunidas, preservadas e disponíveis para pesquisa na Rede Bibliotecas da Energia. Conheça essas empresas e seus acervos.
Bibliotecas da Energia
Empresas Participantes
ELETROBRAS
Instalada oficialmente em 1962 para projetar, construir e operar usinas geradoras, redes de transmissão e subestações de energia elétrica, a Eletrobras é líder em geração e transmissão de energia elétrica e atua também na comercialização, eficiência energética e nos programas Procel, Luz para todos e Proinfa. Seu acervo possui cerca de 40 mil itens, que contemplam relatórios técnicos, publicações especializadas, anais de eventos e diversos outros materiais de inestimado valor informativo para as pesquisas sobre o setor elétrico.
ELETROBRAS FURNAS
Criada em 1957, Furnas tem, desde a sua primeira usina em operação, um papel essencial no fornecimento de energia para o Sudeste. Sediada na cidade do Rio de Janeiro, atua nas áreas de geração e transmissão de energia e já possui 18 mil MW de potência instalada e 17 mil km de extensão de linhas de transmissão próprias, sendo uma grande referência entre as empresas de energia elétrica no Brasil. Seu acervo é rico em obras sobre legislação e regulamentação do setor, sustentabilidade, tecnologia, além de temas como administração e negócios. É um dos mais extensos da rede, com cerca de 60 mil itens, onde incluem-se anais históricos de importantes eventos do setor, uma vasta coleção de periódicos e milhares de publicações especializadas.
ELETRONUCLEAR
Eletronuclear foi criada em 1997 com a atribuição de projetar, construir e operar usinas termonucleares no Brasil. O complexo que concretiza esta missão situa-se em Angra dos Reis, no município do Rio de Janeiro, conhecido como Complexo de Angra. Atualmente operam as usinas Angra 1 (640MW) e Angra 2 (1.350MW). A usina Angra 3, em fase de construção, visa ampliar esta capacidade geradora. A geração de energia nuclear completa e apoia a capacidade de fornecimento de energia do Brasil. Seu acervo traz cerca de 5.000 títulos, além dos aspectos gerais sobre a engenharia e muitos materiais específicos sobre energia nuclear.
MEMÓRIA DA ELETRICIDADE
Responsável pela gestão da rede Bibliotecas da Energia, a Memória da Eletricidade foi instituída em 1986 com o objetivo de preservar a história da indústria da eletricidade no país. Atuando na gestão da memória, da informação e do conhecimento, seu acervo bibliográfico diferencia-se dos demais, trazendo entre seus 12 mil itens materiais principalmente de conotação histórica, que criam e apoiam as narrativas sobre do setor elétrico brasileiro, desde o final do século XIX até os dias atuais.
Bibliotecas da Energia
Canais de Atendimento
Conte-nos como podemos ajudá-lo. O nosso horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a quinta-feira.
Estamos aqui para ajudar!