Na atual Era do Conhecimento, as bibliotecas e internet são fontes indiscutíveis de informação e conhecimento, mas, por vezes, há equívocos sobre a importância da biblioteca numa fase em que qualquer conteúdo está a um clique. Para tanto, o presente artigo deseja esclarecer sobre o papel das bibliotecas e da internet e conceituar as diferenças entre informação e conhecimento.
A biblioteca é um espaço que reúne livros, documentos e publicações seguindo um contexto ou objetivo de acesso à informação específica. Podendo se valer também de computadores e da internet. Disponibilizam acesso a bases de dados, orientando quanto às ações assistenciais, fomentando ações culturais e tantas outras atividades que possibilitam o desenvolvimento do conhecimento perante a sociedade.
Já a internet é uma rede formada por computadores que trocam dados e informações produzidas por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Disponibiliza diversas ferramentas digitais e conteúdos que podem ser pesquisados a qualquer momento. Praticamente qualquer informação pode ser encontrada na internet (notícias, datas históricas, acontecimentos etc), inclusive, os livros digitais, que facilitam o alcance de pesquisadores de diferentes localidades com informações úteis para suas práticas.
Mas, para que uma informação se torne conhecimento, principalmente de qualidade, é necessário a aplicação prática com informações e métodos seguros.
Por outro lado, a democratização do acesso também abriu espaço para a produção de qualquer conteúdo, mas não necessariamente acompanhado de critérios ou técnicas confiáveis. As Fake News, que se diversificam entre textos, vídeos, fotos, vídeos, até áudios manipulados por softwares, são alguns exemplos atuais.
Saber onde obter conhecimento é sinônimo de saber onde consultar informação e este é o desafio do momento presente. Por esse mesmo motivo, profissionais qualificados para filtrar e organizar as informações são necessários e as bibliotecas são um exemplo. Além dos livros, estrategicamente posicionados, há a figura do bibliotecário, tecnicamente preparado para atender demandas de um público específico direcionando os conteúdos que mais atendem a uma pesquisa.
Porém, diferente do propósito de uma biblioteca, onde há público-alvo estabelecido, organização de acervo, fontes confiáveis e validadas, na internet, o usuário pode se expor ao contrário. Para auxiliar nisso, as bibliotecas se mostram fundamentais e parceiras no uso dessa tecnologia.
Muitas ferramentas digitais são utilizadas para apoio nesses processos, otimizando a maneira de transmissão das informações. Mas não substituem o trabalho de organização, processamento, planejamento e o propósito estabelecidos antes de se chegar à disseminação desse conteúdo.
Biblioteca e a internet são ferramentas complementares que, juntas, ampliam o potencial de acesso, organização e sistematização do conhecimento.